É óbvio que cada uma de nós mulheres gostaria que os cosméticos servissem para o seu propósito por quanto tempo fosse possível. Especialmente, queremos prolongar a ‘duração’ dos cosméticos caros. Sem dúvida, o período de tempo de quando os produtos preservam seu frescor depende dos ingredientes. Apesar das substâncias hidratantes e nutritivas, um cosmético deve conter parabenos – substâncias conservantes que causam um pouco de confusão entre os cientistas, médicos e mulheres.
Qual é a verdadeira natureza dos parabenos?
Parabenos são substâncias químicas utilizadas nas indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética. Eles são responsáveis por proteger produtos de microorganismos, mofo e outros germes que podem influenciar (em outras palavras, reduzir), o período de validade dos alimentos, dos medicamentos e dos cosméticos. Apesar de parabenos não mudarem a característica dos produtos, eles já não são preferidos pelos especialistas.
Parabenos são constantemente examinados por cientistas. Até agora, eles descobriram que parabenos afetam hormônios. Há evidências de que a concentração de parabenos em pacientes com câncer de mama é bastante alta. Por esse motivo, as mulheres agora têm a possibilidade de escolher cosméticos com ou sem parabenos. A verdade é que os cosméticos com uma grande etiqueta de “livre de parabenos” incluem outras substâncias (conservantes)que preservam suas características. Felizmente, especialistas definiram normas de segurança para alguns parabenos. Para demonstrar, a concentração de propilparabeno e butilparabeno não pode excedor 0,19%. Com relação ao metilparabeno e etiloparabeno, essas duas substâncias são completamente seguras para um organismo humano.
Parabenos estão presentes em produtos que são especialmente suscetíveis à ação de microorganismos, mofo e fungos. Os próprios conservantes estão incluídos nos tão chamados cosméticos úmidos como, por exemplo, cremes faciais, bálsamo corporais, óleos, tonificantes e batons. Parabenos também estão presentes em pós, bases, perfumes e desodorantes. Por outro lado, produtos livres de parabeno são dermocosméticos, também conhecidos como cosméticos de geladeira e produtos naturais. Alguns cosméticos disponíveis em uma loja podem ser substituídos por extratos de plantas e ervas. Tudo que deve ser lembrado é o fato de que o período de uso de tais cosméticos é muito menor do que os produtos que contém parabeno.