Acredita-se que o sol signifique vida. Ele deixa as pessoas felizes e saudáveis. Mas precisamos ter cuidado, mesmo quando se trata desse poder que dá a vida. É verdade que os raios solares auxiliam na produção de vitamina D, que é responsável pelo funcionamento correto do nosso organismo. Porém, o sol pode levar a queimaduras e, em casos extremos – ao câncer e outras doenças perigosas. Como encontrar um equilíbrio, graças ao qual vamos nos certificar de que obteremos um bronzeado saudável e bonito, mas também não vamos nos machucar enquanto tomamos o banho de sol?
Cosméticos com SPF alto fornecem a proteção mais eficaz contra a forte radiação UV. Devemos tentar escolher produtos que ofereçam ao menos SPF 30. O fator duas vezes maior com certeza vai nos dar a melhor proteção. Cremes que ofereçam tais propriedades podem ser chamados de sazonais – aqueles que utilizamos apenas no verão. É por isso que devemos verificar a data de validade antes do uso. Afinal, não devemos utilizar produtos vencidos. Por quê? Primeiro, eles podem causar irritações ou reações alérgicas. Em segundo lugar e mais importante, a proteção contra o sol ficará mais fraca e o SPF não funcionará.
Para proteção contra o sol, escolha cosméticos que sirvam exclusivamente para um propósito – proteger contra o sol. Infelizmente, BB creams não funcionam. Eles possuem fatores de proteção contra o sol, mas são insuficientes porque essa é apenas uma das propriedades do cosmético. Se você vai se bronzear, caminhar ou se exercitar ao ar livre, use uma proteção solar profissional. Se você utilizar BB cream todos os dias, você precisa utilizar um cosmético que contenha proteção contra a radiação UV.
Muitas mulheres cometem um erro grave, que é não utilizar proteção solar para os lábios. A pele dos lábios é extremamente delicada e quase todo o tempo fica exposta ao dano e a irritação. Como proteger os lábios do sol? É suficiente utilizar um batom que contenha um SPF suficientemente alto ou passar nos lábios um protetor solar com SPF 50 que utilizamos na proteção da pele do rosto. Precisamos evitar batons que ressecam, assim como brilhos labiais que atraem os raios de sol.
Cosméticos em spray que contém SPF não são tão bons quanto parecem. O produto em spray não cobre a superfície da pele tão bem quanto cremes ou loções. Além disso, podemos omitir algumas partes do corpo. É claro que podemos passar o spray na pele duas vezes e então espalhar o cosmético, esperando até que ele seja absorvido. Porém, devemos tentar usar cosméticos com consistência espessa ou oleosa para uma proteção total contra o sol.