Ceramidas – O que é isso?

A nossa pele e cabelo são feitos de ingredientes bem pequenos e invisíveis ao olho humano. Essas são as ceramidas, que são componentes químicos orgânicos que podem ser considerados lipídios. Elas têm um papel realmente importante no funcionamento da epiderme, derme e cabelo. Afinal, elas protegem contra temperaturas extremas, radiação solar, poluição do ar e outros fatores prejudiciais do mundo externo. Além disso, elas preservam o nível correto de hidratação, fornecem elasticidade e uniformizam a pele, ajudam na preservação da temperatura correta e melhoram a absorção dos ingredientes nutritivos contidos nos cosméticos. Infelizmente, as ceramidas não são tão resistentes como poderíamos imaginar. O que pode danificá-las?

ceramidas.jpg

Com a idade, o nível das ceramidas diminui. Em pessoas com mais de 40 anos de idade, a produção dessas partículas para completamente. Sabonete, detergentes, tratamentos de cabelo (colorização, permantente, alisamento, secagem com secador) e radiação UV têm um impacto desfavorável nas ceramidas. Como resultado, a pele e o cabelo ficam menos resistentes aos danos mecânicos e químicos. O cabelo fica ressecado, quebradiço e danificado, assim como sem brilho e sujeito a queda. O bulbo capilar enfraquece e os folículos não são capazes de “preparar” o crescimento do cabelo novo. Além disso, a pele fica seca, descamando e áspera. Na superfície, aparecem rugas e descolorações, a pele perde sua elasticidade natural e firmeza, e sua condição piora. Felizmente, nas drogarias e farmácias podemos comprar cosméticos que preencherão deficiências de ceramidas e melhorarão a condição do cabelo e da pele.

Ceramidas estão sendo fabricadas sinteticamente. Suas estruturas lembram a das ceramidas naturais, suas formas de influenciar a pele e o cabelo são quase idênticas. Após a aplicação do cosmético, as ceramidas criam uma barreira protetora, que ajuda a restaurar as ligações intracelulares. Apesar de ter ação local, os cosmetologistas confirmam a eficácia de tais tratamentos. Graças a eles, a pele e o cabelo ficam hidratados, regenerados e mais importante – ganham proteção. Atualmente, pesquisas estão sendo feitas sobre a eficácia de uma mistura de ceramidas, ácidos graxos e colesterol. Parece que os resultados são promissores.