Várias mulheres guardam em suas bolsas não apenas batom ou creme para as mãos, mas algo mais – bruma de rosto. É um produto que traz alívio para a pele irritada nos dias quentes de verão. As donas de brumas dizem que elas são um salva-vidas perfeito que em uma questão de segundos pode dar alívio à pele. Nós nos perguntamos sobre o fenômeno das brumas – como elas funcionam e são realmente eficazes assim?
Bruma de rosto clássica
Brumas de rosto disponíveis em drogarias são uma das formas para dar à pele algumas substâncias ativas. A diferença entre a bruma e, por exemplo, o tônico, é simples – a bruma é um produto aplicado no rosto com spray. Essa forma significa uma melhor eficiência além de uma aplicação mais prazerosa e fácil. Porém, esse tipo de produto não é recomendado em todos os casos, por exemplo, uma camada fina demais de bruma com bloqueador solar vai fornecer praticamente nenhuma proteção. Então, com relação a eficácia da bruma de rosto, depende da composição e da recomendação do produto, como em qualquer outro caso.
Quando se trata de brumas dedicadas à hidratação, a coisa não é assim tão clara. Um produto hidratante deve ter em sua composição substâncias hidratantes, os tão chamados emolientes. Mesmo pequenas quantidades dessa substância podem dar hidratação ao rosto. É pior com a bruma de rosto, que contém água, então ao invés de hidratar, ela causa ressecamento da pele. Mais uma vez há uma confirmação de que a composição é mais importante que a forma. Se você planejar comprar uma bruma de rosto hidratante, experimente aqueles com aloe ou ácido hialurônico e abandone a água.
Bruma de rosto refrescante
As brumas mais intensamente utilizadas são aquelas que fornecem propriedades relaxantes e refrescantes às irritações e vermelhidão relacionada a temperaturas altas (ex.: dias quentes) ou problemas de pele. Suas propriedades são baseadas principalmente na fórmula refrescante do spray e da aromaterapia. Apesar de ser uma das brumas favoritas, sua eficácia não foi comprovada. Deve ser dito que uma fórmula imprópria de bruma de rosto relaxante pode até causar dano, como o óleo de canela essencial na composição que tem propriedades irritantes. É melhor escolher aquelas brumas com extratos relaxantes, por exemplo pepino, cenoura ou ácido hialurônico.